Blog
26
Abril/2011
“Porque você me sentiu, agora eu posso me sentir novamente...”
Postado por: Sandra Midori Kuwahara Sasaki Categoria: Blog

Este é o exemplo do poder transformador que temos dentro de nós mesmos. A analista junguiana Inge Missmahl conseguiu fazer um milagre. Como? Fazendo aconselhamento psicossocial sensível à cultura. Onde? No Afeganistão. Um país que vive a guerra há mais de 30 anos, onde 70% da população é analfabeta, onde a média de idade é de 17 anos, onde a população vive a dor, a depressão, a falta de esperança constante. Olhar o ser humano como um ser humano faz milagres. 

Como diz Jung: “Somente aquele que se encontra tão organizado em sua individualidade quanto a massa pode opor-lhe resistência”. Por isso acredito tanto na psicoterapia. Comovo-me cada vez que vejo meus clientes se organizando, centrando-se em si mesmos. Não é ser egoísta, mas sim, reconhecer-se como um ser único capaz de transformar a sua vida.

Jung nos diz “Somente o que realmente somos tem o poder de curar-nos”. Sim, e não apenas curar nossas neuroses, mas também nos fortalecer a ponto de tentar fazer algo pelo outro. Quando nossa alma está fortalecida, somos capazes de amplia-la. Fortalecidos, conseguimos olhar também para a anima mundi, a alma do mundo. 

Assistam este video, vale a pena: 

Jung e Afeganistão - Inge Missmahl

Conscientizar-se que somos parte de um todo é o primeiro passo...

 

http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/inge_missmahl_brings_peace_to_the_minds_of_afghanistan.html

Faça seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Categorias
Blog
Sandra Midori Kuwahara Sasaki
Psicóloga
CRP 06/75104
Santana
Rua Dr. Zuquim, 449 - conj. 34
(Metrô Santana)
Bela Vista
Rua Itapeva, 490 - conj. 98
(Metrô Trianon-MASP)
Desenvolvido por d.Tavares