Blog
29
Abril/2011
O que fazer para uma gota d'água não secar?
Postado por: Sandra Midori Kuwahara Sasaki Categoria: Blog

Alguns filmes me surpreendem pela beleza das imagens, pelo roteiro, pela atuação... o filme Samsara comoveu-me não apenas por tudo isso, mas pela simples pergunta existencial que coloquei no título desta postagem: “O que fazer para uma gota d’água não secar?”. Depois de vivenciar uma série de dilemas existenciais, o personagem principal lê a resposta que estava embaixo da pedra: “Jogue-a no mar...”. 

Naquele momento, senti uma grande ampliação da consciência. Percebi o quanto muitas vezes nos apegamos a coisas, pessoas, sistemas, crenças, e seguramos essas gotas em nossas mãos de uma tal forma que elas acabam secando, impedindo que a transformação aconteça. É o apego estéril, a ilusão.

Jogar a gota no mar é desapegar-se,  é libertar-se, é transcender. É deixar que a nossa própria natureza possa ter espaço para ser o que sempre foi. É entregar-se ao vazio onde tudo e nada acontece.

Anos se passaram, e esta frase sempre ficou dentro de mim. Este ano, no primeiro encontro do grupo de estudos com Carlos Byington, por sincronicidade, ele repetiu a cena do filme e deu uma explicação mais profunda sobre esta imagem: “A gota no mar representa o encontro do Ego com o Self”. Sim, agora tudo fazia sentido. 

Sei como é difícil compreender e desapegar-se das ilusões do mundo. Sei o quanto estamos envolvidos com esta dinâmica devoradora de uma sociedade doente, onde não há tempo para refletir sobre nossos comportamentos, hábitos, vícios... esquecemos assim quem somos e o que estamos fazendo aqui e agora. Mas ainda dá tempo de refletirmos sobre isso. Sempre há tempo...

Então eu pergunto: O que representa esta gota para você? O que precisa ser reciclado em sua vida? Feche a palma da sua mão e imagine uma gota d’água, dê um nome para ela... liberte-a, liberte-se, mergulhe, transforme-se. Sinta a totalidade da vida. 

Faça seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Categorias
Blog
Sandra Midori Kuwahara Sasaki
Psicóloga
CRP 06/75104
Santana
Rua Dr. Zuquim, 449 - conj. 34
(Metrô Santana)
Bela Vista
Rua Itapeva, 490 - conj. 98
(Metrô Trianon-MASP)
Desenvolvido por d.Tavares